
Opções para baixar grátis
Prática Forense para Estagiários
- Luis Fernando Rabelo Chacon
- 195 Páginas
Sinopse
Ninguém duvide que operadores do Direito são heróis.
E, quando penso em heróis, vejo seres humanamente fortes, que irradiam a coragem de enfrentar o dia a dia penoso em cada ato, dos mais simples aos mais complexos. Seres que passam por várias etapas no seu desenvolvimento para cumprir seu desafio e obter a recompensa. Seres que não abandonam seus princípios.
Cuidar da formação dos acadêmicos é assunto da maior importância, daí a relevância da presente obra. Serão eles os que conquistarão assento nos postos jurídicos num tempo de muito avanço, não somente tecnológico, mas da forma de operar o Direito. São eles que vêm sendo preparados para atuar como futuros advogados, juízes, delegados ou promotores. São eles que darão o tom do mercado jurídico.
Nessa trilha, ninguém como Joseph Campbell, antropólogo norte-americano e estudioso de mitologia, traduziu de maneira tão clara e verdadeira a saga do herói. Do seu encontro com George Lucas nasceu a trilogia de “Star Wars” (“Guerra nas Estrelas”). Tendo o herói (Luke Skywalker) como protagonista, a história se torna um relato da sua jornada, na qual ele deixa seu mundo comum e parte para novas descobertas e desafios, visando a restauração deste mundo. A jornada do herói busca resolver um desequilíbrio, em que, durante o percurso, o herói aprende e cresce. Não é diferente para os vocacionados ao Direito.
Primeiro, temos o espaço cotidiano do herói, o “mundo comum”, um ambiente seguro do qual ele tem pleno domínio. Para nós, seria a fase pré-vestibular. Quando ainda não nos deparamos com o chamado à aventura de descobrir um novo mundo. A partir da decisão de frequentar as escolas de Direito, nosso herói subitamente se depara com um desafio e precisa decidir se o enfrenta ou não. Já nos primeiros meses da faculdade, o senso de justiça, de liberdade e igualdade torna-se o chamado.
Durante a formação, ainda há o encontro com o mentor, que estimula nosso herói a partir para a aventura e o provê de informações que serão úteis no “mundo especial”. Quem não teve um professor ou trabalhou com alguém que se tornou o elo entre os dois mundos? Quem não teve um modelo para se inspirar, por admirar? É uma relação para sempre. De gratidão, principalmente.



