Opções para baixar grátis
Merci, Monsieur Dior
- Agnès Gabriel
- 416 Páginas
Sinopse
O delicioso romance sobre o homem que revolucionou a moda e a mulher que se tornou sua inspiração
“A felicidade é o segredo de toda beleza.”
Christian Dior
“Quando Célestine separava as notícias dos jornais e revistas de moda e as guardava nas pastas verdes de couro, a ascensão meteórica de seu chefe parecia-lhe um conto de fadas. Além disso, ela também era uma parte inesperada desse mistério. Com o lançamento da primeira coleção, o nome de Christian Dior tornou-se célebre em todos os continentes em questão de poucos meses. [...] Os jornais se desfaziam em elogios e celebravam Dior como o criador de moda mais influente do século.”
Trecho de Merci, Monsieur Dior
O homem que revolucionou a moda do século XX
Em 1947, Célestine, uma jovem provinciana que havia perdido toda a família na guerra, chega a Paris para tentar uma nova vida. Ela se instala em um pequeno estúdio com sua melhor amiga e, na busca por um emprego, se depara com um anúncio para uma vaga de secretária. Ao comparecer na entrevista de trabalho, ela não imaginava que estaria diante do grande designer Christian Dior, que, naquele momento, vivia a tensão e o frenesi da criação de sua primeira grande coleção.
A graça natural de Célestine encanta Dior e aos poucos ela se torna sua colaboradora mais próxima, sua confidente e, finalmente, sua musa inspiradora. Em uma cidade onde as pessoas – após as privações da guerra – têm um desejo desesperado de redescobrir a beleza, as criações de Christian Dior fascinam Paris e o mundo. Uma história emocionante que mistura ambição, talento, lealdade e romance, tendo como pano de fundo o cenário da moda no século XX.
Os Editores
Argumentos de venda:
1. Cristian Dior é o protagonista do livro. Trata-se de um dos maiores personagens da história mundial da moda do pós-Segunda Guerra Mundial. Juntamente com Balenciaga, Coco Chanel, Givenchy, Lanvin entre outros, criou o conceito de alta-costura e adaptou a sofisticação da moda artesanal ao dia-a-dia das mulheres de todo o mundo.
2. O livro começa com o primeiro grande desfile de Christian Dior em Paris no início da década de 1950 que foi, na verdade, o primeiro desfile de moda realizado em Paris depois do final da guerra. Foi considerado o maior acontecimento da moda até então, sendo festejado entusiasticamente pela imprensa de todo o mundo.
3. Para contar esta história, a autora escreveu um romance no qual, além de do próprio Christian Dior, há outro personagem, este ficcional, que protagoniza o romance; trata-se de Célestine, uma jovem interiorana que chega a Paris para tentar mudar de vida, já que toda a sua família — mãe, pai e irmão — morreram na guerra. E para piorar as coisas ela desfez um noivado infeliz na sua pequena cidade natal.
4. Por meio de um anúncio de jornal Célestine consegue uma vaga como doméstica na casa de Christian Dior. Mas como ela tem um excelente nível cultural, Dior a promove de cozinheira a sua principal colaboradora.
5. Além da história da meteórica ascensão do grande estilista à fama e à glória, o livro conta o romance de Célestine e Robert Gardel, o advogado de Christian Dior.
6. Dior morreu aos 52 anos e o comando da Casa Dior foi assumido por Yves Saint Laurent, então com 21 anos e seu principal colaborador, que também se tornou uma lenda da moda mundial.
7. O livro oferece uma leitura com um ritmo excelente, tem muita informação e conta a história da moda e do mercado do luxo no século XX. Dior, além de ser um dos principais criadores da alta-costura, contribuiu especialmente para que Paris fosse considerada a capital mundial da moda — o que continua até os dias de hoje. A história de Célestine e suas desventuras é muito bem desenvolvida na trama e proporciona ao leitor alguns dos momentos mais emocionantes da narrativa.