Opções para baixar grátis
Mazurca para dois Mortos
- Camilo José Cela
- 302 Páginas
Sinopse
CHOVE MANSAMENTE E SEM PARAR, chove sem vontade mas com uma infinita paciência, como toda a vida, chove sobre a terra que é da mesma cor que o céu, entre verde suave e cinzento suave, e a linha do monte já há muito se apagou.
— Há muitas horas?
— Não; há muitos anos. A linha do monte apagou-se aquando da morte de Lázaro Codesal, consta que Nosso Senhor não quis que ninguém voltasse a vê-la.
Lázaro Codesal morreu em Marrocos, na posição de Tizzi-Azza; muito provavelmente matou-o um mouro da cabila de Tafersit. Lázaro Codesal tinha grande habilidade para engravidar raparigas, também gostava de touros e tinha cabelo ruivo e olhos azuis. De que valeu a Lázaro Codesal, que morreu jovem, não chegaria aos vinte e dois anos, manejar o pau como ninguém em cinco léguas em redor ou mais? Lázaro Codesal foi morto à traição por um mouro, foi morto enquanto a esgalhava debaixo de uma figueira, toda a gente sabe que a sombra da figueira é muito propícia para pecar em sossego; vindo-lhe pela frente, ninguém teria matado Lázaro Codesal, nem um mouro, nem um asturiano, nem um português, nem um leonês, nem ninguém. A linha do monte apagou-se quando mataram Lázaro Codesal e nunca mais se voltou a ver.