Opções para baixar grátis
Dicionário da Idade Média
- H. R. Loyn
- 1074 Páginas
Sinopse
A Idade Média, conhecida pela grande maioria dos brasileiros como o "período das trevas", é geralmente associada à repressão e à violência. Este dicionário pretende desfazer este equívoco grosseiro e mostrar que no bojo da Idade Média gerou-se o mundo moderno. Ele fornece uma apresentação do pensamento atual sobre os protagonistas, eventos e temas principais relacionados com a história da Europa – desde a Escandinávia até o Oriente Médio – entre os anos 400 e 1500, aproximadamente. Estabelecendo um equilíbrio entre verbetes concisos sobre batalhas, tratados, indivíduos e localizações principais e um tratamento mais discursivo de tópicos de maior interesse, o Dicionário da Idade Média serve de guia estimulante tanto para principiantes como para especialistas.
A fim de habilitar o leitor a seguir uma linha criativa de investigação de verbete para verbete, as remissões foram especialmente organizadas para auxiliar a liberdade de movimento dentro do texto, sem prejudicar a legibilidade. Enriquecida por ilustrações escolhidas por seu interesse documental, por mapas e quadros genealógicos, além de completa e atualizada bibliografia, esta edição brasileira do Dicionário da Idade Média não deve faltar em nenhuma biblioteca.
"A riqueza da obra é extraordinária. Os colaboradores são notáveis em apresentar a época medieval como uma verdadeira fonte de riquezas e benefícios à civilização ocidental."
Jornal do Comércio
"O Dicionário da Idade Média é, sem qualquer sombra de dúvida, uma obra de fundamental importância, além de oportuna, pois representa autêntico mapa para se compreender os mais diversos aspectos, personagens, instituições, processos e criações de um período cada vez mais pesquisado pelos historiadores e pelos centros universitários de vários países, principalmente da Europa."
Correio da Bahia
"É tudo feito com grande cuidado: os critérios para a seleção dos verbetes, o zelo pela informação precisa, a exposição sintética das matérias polêmicas, sem falar na qualidade de impressão e da tradução."
Jornal do Brasil