
Opções para baixar grátis
Dez Erros Filosóficos
- Mortimer J. Adler
- 168 Páginas
Sinopse
O mínimo desvio inicial da verdade multiplica-se posteriormente em mil e um outros desvios”. Assim escreveu Aristóteles no quarto século antes de Cristo.
Dezesseis séculos mais tarde, Santo Tomás de Aquino fez ecoar a observação do Estagirita: parafraseando-a, disse o Aquinate, com efeito, que pequenos erros no princípio conduzem a graves consequências no final.
Mas nem Aristóteles nem Santo Tomás tinham em mente os equívocos filosóficos — todos constituindo pequenos erros no princípio — com que este livro está preocupado. Tratam-se, todos eles, de erros da Modernidade, cometidos por diversos filósofos a partir do século XVII — o século que foi marcado pelos desvios de pensamento que se iniciaram com Thomas Hobbes na Inglaterra e com René Descartes na França.
Em um ou dois casos, os erros filosóficos de que aqui nos ocuparemos repetem outros que em primeiro lugar ocorreram na Antiguidade. Mas isso não muda o fato de que todos esses erros são tipicamente, senão totalmente, modernos na origem e nas sérias consequências a que conduziram no pensamento moderno.
Essas graves consequências não apenas impregnam o pensamento filosófico contemporâneo, como se manifestam em populares equívocos amplamente difundidos nos dias de hoje — equívocos estes que tendem todos para a mesma direção; que afetam a compreensão que temos de nós mesmos, de nossas vidas, de nossas instituições e de nossa experiência; e que desorientam nossas ações do mesmo modo que turvam nosso pensamento.


