
Opções para baixar grátis
Criando EPubs
- Thiago Oliveira
- 42 Páginas
Sinopse
Estamos vivendo uma revolução! Isso mesmo, uma revolução. A Terceira Revolução dos livros!
A Primeira Revolução se deu com a invenção dos tipos móveis, por Gutenberg. Até aquele momento, os livros eram copiados à mão, sobretudo pelos monges, visto que a plebe era analfabeta e os nobres (letrados) estavam ocupados demais com as intrigas palacianas. As ferramentas para a produção literária se resumiam a um tinteiro, uma pena e rolos de papiro1.
Com a invenção de Gutenberg, foi possível a criação da Imprensa, produzindo livros de forma massificada.
O processo de produção de livros se manteve praticamente inalterado desde Gutenberg até o século XX e a Segunda Revolução dos Livros só foi possível após a criação do computador. O grande nome desta revolução é bem conhecido ainda hoje por todos: Adobe Systems.
O famoso formato PDF que hoje já faz parte do nosso dia-a-dia foi criado e vem sendo desenvolvido pela Adobe há mais de vinte anos. O formato é bastante versátil, sendo amplamente utilizado na Web. O seu uso no compartilhamento on-line, no entanto, não é o que tange à Revolução mencionada. O PDF é hoje o formato padrão exportado pelos programas de design gráfico. Ele é a “matriz” que vai para a “prensa”, por assim dizer.